Psicologia Positiva nas empresas: um trabalho mais feliz

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A psicologia positiva nas empresas, aplicada de forma correta, ajuda a manter as pessoas mais satisfeitas com as funções que desempenham. 

Com isso o clima da organização fica mais positivo e oportuno para as pessoas trabalharem melhor.

Você sabia que uma pesquisa feita em 2021, pela Universidade de Peshawar no Paquistão, concluiu que o desempenho das pessoas satisfeitas é superior em comparação com as pessoas insatisfeitas? 

Desse modo, todos saem ganhando! Pessoas mais felizes e empresas com melhores resultados.

Portanto, as organizações devem focar em estratégias para manter a satisfação das pessoas no trabalho.

Assim, além de produzir mais, ter um ambiente agradável garante a saúde mental de todos.

Até porque, neste ano de 2022,  a Organização  Mundial da Saúde (OMS) passa a reconhecer a Síndrome de Burnout como uma síndrome ocupacional,  agora incluída no CID-11 (Classificação Internacional de Doenças). 

A síndrome de Burnout, que pode  produzir sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia, sentimentos de negativismo, ou cinismo relacionados ao próprio trabalho, reduzindo a eficácia profissional.

Siga a leitura e veja mais sobre a psicologia positiva e como ela influencia nas organizações.

Afinal, o que é Psicologia Positiva?

Bem, para chegar na prática, vamos conhecer um pouco mais da teoria.

A psicologia positiva surgiu na década de 90, com o psicólogo Martin Seligman, que queria trazer um novo foco do estudo na psicologia da época. 

Ao invés de observar apenas os aspectos disfuncionais das pessoas, ele começou a focar nos aspectos positivos delas.

Dessa forma, conhecer os pontos que as pessoas se destacavam, permitia com que elas florescessem ainda mais.  

Assim, Seligman estruturou a Teoria da Felicidade, que depois mudou para a teoria do bem-estar subjetivo, e criou pilares para serem trabalhados e promoverem a satisfação das pessoas em todas as áreas da vida humana.

Quais são esses pilares?

Então, ao pensar em utilizar práticas que potencializassem o bem-estar humano, os 6 pilares da Psicologia Positiva surgiram para ajudar nesse processo e trazer satisfação para a vida das pessoas.

Chamado PERMA-V, esses elementos são primordiais para a felicidade humana.

Por meio deles, vamos mostrar como cada elemento quando trabalhado nas empresas, gera um ambiente propício para a satisfação e completude das pessoas.

1.Emoções Positivas

Ou seja, emoções que vão além da alegria e satisfação, incluindo entusiasmo, otimismo, orgulho, admiração.

Portanto, cultivar essas emoções com sua equipe, vinda da liderança, por exemplo, é uma maneira de manter as pessoas satisfeitas com o trabalho que estão fazendo.

Entretanto, não é negar as críticas, mas sim, incentivar para que as críticas sejam convertidas em melhorias.

Sobretudo, é aplicar corretamente os feedbacks.

2.Engajamento

Há coisas que gostamos de fazer, outras nem tanto.

Porém, preservar atividades em que o envolvimento desperte ainda mais interesse, é manter-se engajado e consequentemente mais feliz.

Nesse sentido é o estado de Flow que a Psicologia Positiva conceitua, quando você está com foco apenas na atividade que está na sua frente, nesse momento.

Realizar  atividades no trabalho que realmente gosta e enxerga valor ou ter oportunidade de momentos totalmente engajados com tarefas a serem executadas, melhora o desempenho das pessoas.

3.Relacionamentos

Somos feitos de relações! 

Por meio das relações promovemos a liderança, o trabalho em equipe, a negociação e muitas das soft skills mais valorizadas hoje e sempre.

Certamente, relações embasadas no respeito tornam os ambientes mais felizes!

4.Propósito de Vida (Meaning)

Muitos buscam o seu ‘por que’, e é isso que os move.

Portanto, alcançar objetivos baseado no propósito de vida, não tem preço! É autorrealizar-se.

Assim, quando as pessoas, a equipe e a empresa têm seu propósito bem definido, todos caminham para o mesmo lugar.

5.Realização (Accomplishment)

Todos os outros elementos acima só têm valor quando os resultados esperados são alcançados, certo?

Sem dúvida, as metas podem ser individuais ou coletivas, no entanto, não são tão importantes quanto todo o processo.

O resultado da realização é o que mantém pessoas e lugares satisfeitos.

6.Vitalidade

Somos seres totalmente integrados. Conosco mesmo e com tudo à nossa volta.

Assim, para estar feliz é necessário atingir todos os nossos níveis: corpo, alma e mente.

Dentro e fora do ambiente de trabalho!

Por isso, o convite é refletir sobre:

  • Como anda a alimentação? 
  • E as práticas de exercícios físicos ou a meditação?
  • As noites, estão sendo bem dormidas?
  • Pratica a gratidão todos os dias?
  • Como estão as relações com as pessoas a sua volta?

Assim sendo, todas essas esferas, quando harmonizadas, refletem em pessoas felizes, trabalhos mais produtivos, e completude de existência de cada ser humano.

Por que é importante aplicar a Psicologia Positiva nas empresas?

Agora que vimos um pouco mais da psicologia positiva, você já deve perceber o quão importante ela é para uma organização, não é?

Pessoas satisfeitas com seus trabalhos desempenham melhor suas tarefas.

Portanto, aplicar a Psicologia Positiva nas empresas apresenta 4 benefícios:

  • Aumenta os lucros
  • Maior produtividade
  • Menor rotatividade 
  • Lealdade

E, ainda, pode auxiliar na diminuição dos casos de Síndrome de Burnout, que pode responsabilizar as empresas por danos causados à saúde mental dos colaboradores.

Como começar a praticar a Psicologia Positiva no local de trabalho? 

Dentre diversas ferramentas dessa abordagem, separamos algumas dicas rápidas para aplicar esta ciência em seu local de trabalho e já perceber alguns resultados.

Cultura positiva: implemente programas de comunicação aberta, incentive diálogos, feedbacks, foque no clima organizacional da empresa

Oferte desenvolvimento: as potencialidades existem e podem florescer ainda mais. Cultive o desenvolvimento das pessoas.

Promova autoconhecimento:  seja através de projetos, leituras, diálogos… Incentive as pessoas na busca do autoconhecimento. 

Teste de Forças Pessoais: busque realizar com um profissional o teste de forças de caráter – ou forças pessoais. Assim será possível entender os resultados e ajudar as pessoas nas suas potencialidades e virtudes. Você pode acessar e compartilhar esse link para a realização do teste: http://fundh.pro.viasurvey.org/

Desenvolva a liderança positiva: desenvolva as pessoas em posição de liderança na sua empresa para que se tornem líderes positivos. Líderes positivos conseguem inspirar, motivar as equipes, focar na capacidade de cada um. Além disso, apoiam na criação de ambientes realmente satisfatórios.

Quer estruturar um plano de ação hoje para implantar a Psicologia Positiva na empresa?

Já é possível começar agora a aplicar ações mais positivas no trabalho. Mas lembre, tudo é um processo.

Quanto mais planejado, mais fácil alcançar os resultados esperados.

A Fun Desenvolvimento Humano é uma empresa focada no desenvolvimento de pessoas e empresas, tendo a psicologia positiva como base sólida para esse desenvolvimento.

Nosso foco está em desenvolver pessoas felizes em qualquer ambiente da vida, inclusive nas organizações.

Já imaginou um ambiente de trabalho com uma equipe inteira satisfeita com suas funções, líderes positivos e uma cultura organizacional feliz?

Fale com a Fun Desenvolvimento Humano.

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