A cultura organizacional é o termo usado para o conjunto de hábitos, crenças e valores de uma empresa. É ela que representa o jeito de ser dos membros da organização.
Se a cultura empresarial não está bem definida, a empresa pode encontrar desafios.
Por exemplo: problemas com a atração e retenção de profissionais, dificuldades de convivência e de gerenciamento, até mesmo a insatisfação do cliente final.
Por isso é preciso avaliar o que a sua empresa está fazendo para ter e conservar uma boa cultura organizacional.
Mas será que os candidatos também avaliam a importância de uma boa cultura organizacional?
Foi imaginando esse outro lado da empresa, que criamos uma enquete no LinkedIn para entender o que recrutadores e candidatos avaliam um do outro.
Para isso, usamos o campo de recomendações e avaliações nas plataformas digitais de recrutamento [LinkedIn e Glassdoor]
Acompanhe o conteúdo e descubra o que recrutadores e candidatos esperam:
- Enquete proposta no LinkedIn: o campo de Recomendações e Avaliações
- O que nos mostraram os números?
- Como avaliamos este cenário?
- Então, qual o segredo de construir uma boa cultura organizacional?
A pesquisa, feita pelo LinkedIn, foi feita em 4 partes, veja as enquetes:
As avaliações e recomendações decisivas
Foram 4 enquetes, duas para recrutadores e duas para candidatos:
Primeiramente aos recrutadores:
1.Recrutadores, vocês verificam o campo de recomendações na página do LinkedIn dos candidatos? 54% disse que SIM.
2.Recrutadores, o campo “Recomendações” do LinkedIn já foi decisivo na contratação de alguma pessoa candidata? 54% respondeu NÃO.
Logo após aos candidatos:
1.Pessoas candidatas, vocês procuram as recomendações e informações sobre as empresas em site como o Glassdoor? 81% disse SIM.
2.Pessoas candidatas, as avaliações que as empresas recebem em sites como o Glassdoor já foram decisivas para a sua continuidade no processo seletivo? 74% disse que SIM.
Contudo, alguns recrutadores e candidatos relataram que nem sabiam da existência dessas ferramentas!
O que isso nos diz sobre a importância da cultura organizacional?
Os recrutadores estão atentos aos candidatos, fazendo suas pesquisas nas plataformas. Provavelmente buscam entender se os valores dos candidatos vão ao encontro da empresa, para ter um processo seletivo mais assertivo.
No entanto, os candidatos estão observando cada vez mais a cultura organizacional das empresas. Querem acertar no seu futuro local de trabalho. Afinal, só dinheiro não importa mais. A qualidade de vida também está em jogo.
De fato, quando há essa identificação entre colaborador e cultura da empresa, ocorre uma sensação de pertencimento.
Dessa forma, além de ser essencial para as equipes internas, a cultura organizacional é fundamental para o processo de recrutamento. Porque contratar pessoas com perfil alinhado com o da empresa reduz a taxa de rotação, e ajuda a atrair mais candidatos.
Como avaliamos este cenário?
É possível perceber, então, que tanto recrutadores como candidatos percebem as avaliações e recomendações um do outro. Mas os candidatos estão cada vez mais engajados nessa tarefa.
As empresas precisam estar melhor preparadas, pois com a evolução do mercado de trabalho as oportunidades surgem rápido.
Por isso, empresas que focarem em lideranças humanizadas e engajadas com o desenvolvimento das pessoas estarão alguns passos à frente.
Se a cultura organizacional fosse uma pessoa, ninguém gostaria de estar com pessoas chatas, não é? É disso que os candidatos fogem.
Qual o segredo de construir uma boa cultura organizacional?
Inegavelmente o mundo mudou! Tudo está mais rápido e com mais oportunidades. A imagem das empresas gradualmente também está mais exposta a comentários e avaliações.
Por consequência, as organizações e os candidatos precisam estar frequentemente se desenvolvendo.
Manter uma equipe engajada e produtiva é o sonho de toda liderança. Por isso, selecionar as pessoas certas para as posições certas possibilita essa conexão de equipe e, consequentemente, melhorar a produtividade.
Portanto, invista na liderança. Vale lembrar que a cultura organizacional não é imposta, e sim construída.
É nesse olhar que a Fun Desenvolvimento Humano percebe a importância de uma boa cultura organizacional, e a liderança positiva é uma peça-chave.
O convite para refletirmos juntos
Portanto, sendo você recrutador ou candidato neste momento, observe que estar num lugar saudável é importante. Então, o que você precisa fazer para conquistar isso?
A Fun Desenvolvimento Humano com experiência de 17 anos na área de Recursos Humanos, constrói com seus clientes processos de desenvolvimento, com ferramentas como a Psicologia Positiva. O objetivo é florescer pessoas mais felizes e autênticas, engajadas no mesmo propósito.